CAZA paisagismo - Coníferas

Entre os vários estilos de jardim, o jardim de estilo europeu e japonês, utiliza entre outras espécies, as coníferas, na sua maioria não originarias do Brasil.


Entre os destaques, a Caza Paisagismo , tem utilizado em projetos a Kaizuka , o pinheiro italiano , a tuia dourada compondo com tuia nevada,azalieas em bola , viburno bola e ixoras ,alem da Acer , permitindo assim variação das tonalidades de verdes com floração , criando um ambiente de tranqüilidade harmonioso e romântico . A utilização dessas espécies é recomendada no projeto arquitetônico. A mistura de coníferas e plantas tropicais não é recomendada , mas a utilização de forrações como moréias e agapanthus e´ aceitável em algumas ocasiões , não sendo conflitante.


O plantio de coníferas no jardim pode garantir um charme todo especial, um ar de bosque perfumado pelo aroma característico de sua folhagem e uma certeza: verde durante o ano todo, pois elas não perdem as folhas nos meses do inverno.


Apesar de não serem originárias do Brasil (com exceção da Araucaria angustifolia), as coníferas adaptaram-se perfeitamente ao solo do país e normalmente desenvolvem-se bem nas condições oferecidas por aqui.


As coníferas podem ser encontradas em seis diferentes famílias vegetais - compreendem quase 50 gêneros, resultando em 500 espécies mais ou menos. É justamente este fato que explica a existência de coníferas com características tão diferentes: árvores praticamente gigantes ou até plantas rasteiras.


Em comum, as coníferas apresentam, pelo menos, dois pontos:


• Folhas em formato de escama, estreitas, duras e pontiagudas.


• São plantas conhecidas como "gimnospermas". Não produzem flores verdadeiras, mas sim espigas (estróbilos). As espigas-macho abrigam os grãos de pólen, enquanto que as espigas-fêmea contém os óvulos.

Da fertilização dos óvulos pelo pólen, surgem os frutos - mais conhecidos como "pinhas" - de formato cônico, apresentando sementes em espiral, abertas e desprotegidas. Foi justamente a forma cônica das pinhas que inspirou o nome coníferas.

 

Apesar dos pontos em comum, as coníferas apresentam características diferentes entre si, que se revelam na condução de seu cultivo. Algumas se dão bem à meia-sombra, outras exigem sol pleno para se desenvolverem bem. O espaçamento para o plantio também deve ser adequado de acordo com a espécie.


Tuias, ciprestes, juníperos, pinheiros...

As tuias - que se tornam muito populares na época do Natal - pertencem à família botânica das Cupressáceas, juntamente com os ciprestes, juníperos e falsos-ciprestes. Algumas espécies de tuias chegam a apresentar tons dourados em sua folhagem durante o verão, dando um efeito decorativo especial na composição de um jardim. As tuias são indicadas para a formação de cercas-vivas.


Os ciprestes, também muito decorativos, são bem resistentes às podas, sendo ideais para a Realização da topiária (espécie de escultura com a forma das plantas). Quanto aos juníperos, apresentam características diferentes quanto às cores e formatos, dependendo da espécie e variedade, podendo ser usados com muita versatilidade. O Juniperus chinensis, por exemplo, apresenta forma piramidal de grande porte, enquanto que o Juniperus horizontalis pode ser plantado até como forração.


As verdadeiras " árvores de natal" pertencem ao gênero Cryptomeria, da família das Taxodiáceas. São árvores que podem atingir até 50 metros de altura. Na família das Araucariáceas, encontramos a Araucaria angustifolia, conhecida como Araucaria Brasil ou pinheiro-do-paraná - a brasileira da família, muito famosa e bonita, com seu formato de "taça"; a Araucaria heterophyla ou Araucaria excelsa, que pode atingir até 60 metros de altura e se desenvolve melhor em regiões quentes, podendo ser cultivadas até no litoral.

Kaizuka

Juniperus chinensis torulosa

Tuia Aurea

Chamaecyparis plumosa 'Aurea'

Pinheiro Azul

Chamaecyparis pisifera boulevard

 

 

Acer

Acer palmatum

Cipreste Italiano

Cupressus sempervirens

 

Cedrinho

Cupressus lusitanica

 

 

Juniperos

Juniperus chinensis

Tuia europa

Chamaecyparis psifera 'Stewart'

 

Sequóia

Sequoia sempervirens

     
     
     

 

CAZA

Vídeos Exclusivos

Projetos exclusivos desenvolvidos com vídeos, ideais para perfeita visualização do cliente.

A execução de vídeos com alta resolução possibilita aos clientes visualizarem antecipadamente a execução do projeto. Detalhando a implantação do projeto paisagístico e arquitetônico ou ambos.

A inovação buscando requinte, bem estar e integração, estão associadas a projetos inovadores em suas formas de apresentação e detalhamento.

A introdução da tecnologia de ponta e utilização de plantas e projetos paisagísticos feitos especialmente de forma personalizada e individualizada, fazem da CAZA Paisagismo uma empresa diferenciada neste setor .